18 de fevereiro de 2015

Bolo de Laranja

Mais uma receitinha bem simples para um "Bolo de Domingo", perfeito para o lanche ou para um pequeno-almoço mais rico. Fica com uma textura bem fofa e húmido.

4 ovos
300 gr. açúcar
300 gr. farinha c/ fermento
1 colher de chá de fermento
10 cl. óleo
4 laranjas

Esprema 4 laranjas num espremedor manual. Reserve o sumo e a polpa que ficar no espremedor. 
Bata bem os ovos com o açúcar. Junte a farinha peneirada com o fermento. Mexa bem. Junte o óleo e incorpore bem. Por fim junte o sumo e a polpa, envolva bem e coloque numa forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos.







13 de fevereiro de 2015

Semifrio de Morango



Para terminar o desfile de sobremesas para o S. Valentim, deixo-vos este delicioso Semifrio de Morango, que é uma receita super prática e rápida de fazer.

Ingredientes:

 200 g de bolacha maria
 80 g de margarina amolecida
 1 lata de leite condensado 
 6 iogurtes naturais
 2 saquetas de gelatina de morango
 5 colheres (sopa) de caramelo líquido

Preparação:

Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem mas utilizando apenas a quantidade de água para uma saqueta. Depois deixe-a arrefecer, mexendo com uma vara de arames, para não deixar solidificar.

Triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado. Deite para uma tigela, junte a margarina amolecida e o caramelo líquido e misture bem. Deite numa forma de abrir, espalhe, pressione com uma colher e leve ao frio.


Deite os iogurtes para uma tigela, adicione o leite condensado e misture. Junte depois a gelatina de morango, mexa bem, verta dentro da forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até solidificar. Desenforme com cuidado e decore com morangos.

Receita retirada do site Teleculinária







9 de fevereiro de 2015

Soufflé de Chocolate

E que tal um Soufflé de Chocolate para celebrar o Dia dos Namorados?! Fica aqui a sugestão.  
É uma receita muito fácil de preparar e o resultado é divinal!             



Ingredientes (4 porções):


3 dl. leite
1/2 colher (de café) de essência de baunilha
125 gr. de açúcar
1 e 1/2 colher (de sopa) de maisena
4 ovos
3 colheres (de sopa) de chocolate em pó
manteiga e açúcar q.b.
açúcar inglês q.b.






Separe as claras das gemas.
Coloque o leite num tacho e junte-lhe a essência de baunilha, 100 gr. de açúcar, a maisena, as gemas e o chocolate em pó. Envolva bem e leve a lume brando, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180º. Unte quatro formas refratárias com manteiga e polvilhe-as com açúcar.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o restante açúcar e bata mais um pouco. Envolva, cuidadosamente, no creme já arrefecido e distribua pelas formas. Leve a meio do forno a 35 minutos. Retire do forno, polvilhe com açúcar inglês e sirva de imediato.



8 de fevereiro de 2015

Mousse de Chocolate

Mais uma sugestão para o Dia dos Namorados: a clássica Mousse de Chocolate! Se procuram uma receita cremosa e que não peque em excessiva doçura, esta será uma escolha acertada... Com uma textura delicada e com um sabor extraordinário a chocolate!

Ingredientes (4 porções):

200 gr. chocolate preto (min. 70% de cacau)
60 ml. café
5 ovos
1 pitada de sal
1 colher de café de essência de baunilha
75 gr. açúcar
125 ml. natas
2 morangos

Derreta o chocolate em banho-maria e misture-o com o café.
Separe as gemas das claras. 
Bata as claras em castelo com o sal, à medida que acrescenta 40 gr. de açúcar. Reserve.
Bata as gemas com o restante açúcar e a essência de baunilha.
Acrescente a mistura de chocolate à mistura das gemas e bata até ficar uma mistura homogénea. Adicione este preparado às claras e misture bem.
Bata as natas e envolva delicadamente na mousse.
Distribua por tacinhas e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Guarneça cada taça com uma metade de morango.




5 de fevereiro de 2015

Cupcakes de Vinho do Porto e Chocolate

Vamos celebrar o Amor!!!
Haverá melhor forma de aquecer o coração da alma gémea do que com um docinho?! Para este S. Valentim preparei uma maratona de sobremesas especiais para celebrar a Companhia de quem amamos! Espero que gostem!


Ingredientes (6 unidades):

45 gr. margarina amolecida
45 gr. açúcar branco
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 ovo
65 gr. farinha com fermento
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
50 ml. vinho do Porto
25 gr. de chocolate amargo picado

40 gr. chocolate amargo
65 gr. margarina amolecida
80 gr. açúcar em pó peneirado

Bata a margarina com o açúcar branco e o açúcar mascavado, envolva o ovo. Misture a farinha com o chocolate em pó, o fermento e a canela e envolva no preparado anterior alternando com o vinho. Por fim, adicione o chocolate picado.
Distribua a massa por forminhas e coza durante 20 minutos a 170º.
Para o frosting, derreta o chocolate em banho-maria, deixe arrefecer um pouco. Bata a margarina, junte o chocolate e bata até ter um creme homogéneo. Por fim, incorpore o açúcar inglês.
Coloque o frosting sobre os cupcakes depois de estarem frios.
Decore a gosto.







3 de fevereiro de 2015

Empadão de Carne e Arroz

Ingredientes (5 pessoas):
250 gr. carne picada mista
1 cebola
10 cl. vinho branco
1 cenoura
1 alho francês (parte branca)
1/4 pimento verde
1/4 de pimento vermelho
4 fatias de chourição
1 folha de louro
1/2 pacote de polpa de tomate (peq.)
1/2 lata (peq.) tomate pelado
100 gr. queijo ralado mozarela
sal e pimenta preta q.b.

1 cebola
1 fio de azeite
1 caneca de arroz
2 canecas de água 
sal q.b.

Para o arroz: Pique a cebola e leve a alourar num fio de azeite. Deite a água, deixe ferver e junte o arroz e sal a gosto. Deixe cozer em lume brando.

Para o recheio: Tempere a carne com sal e pimenta preta. Pique uma cebola, o pimento e o chourição. Coloque um fio de azeite num tacho, coloque a cebola, o louro, o pimento e o chourição. Deixe alourar e junte a carne. Deixe tomar cor, mexendo sempre para a carne ficar soltinha. Junte o vinho, o tomate pelado picado e a polpa. Deixe ferver. Rale a cenoura e pique o alho francês, junte ao refogado e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Se necessário, junte um pouco de água.

Numa assadeira coloque metade do arroz no fundo, cubra com a carne e depois com o resto do arroz. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 180º até dourar.




1 de fevereiro de 2015

Pizza de Couve-Flor e Batata Doce

Para o Dia Um... Na Cozinha deste mês de Fevereiro, que é dedicado a Pratos Vegetarianos, deixo-vos aqui a minha sugestão: Pizza de Couve-Flor e Batata Doce. Ficou muito boa, tanto que até o marido, que não é fã de pratos vegetarianos, comeu e repetiu ;)


Desta vez, por falta de tempo, usei uma base de massa para pizza comprada, mas se quiserem fazer a vossa, podem ver aqui a receita que costumo usar.

Ingredientes (6 fatias):
1 base de massa para pizza (Usei marca Dia)

1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro
1 dl. azeite
1 lata pequena de tomate pelado
15 cl. polpa de tomate
100 cl de água
sal q.b.

100 gr. couve flor
150 gr. batata doce
2 ovos
1 lata pequena de milho doce
150 gr. queijo ralado mozarella
orégãos q.b.

Prepare o molho de tomate:
Pique a cebola e o alho, leve a alourar num tacho com azeite e com a folha de louro. Pique o tomate e junte ao refogado de cebola, junte a polpa e deixe ferver. Junte a água, tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando até reduzir e ficar com uma textura cremosa. Passe na varinha mágica e deixe arrefecer.

Para o recheio: Coza os ovos. Retire a casaca e corte em fatias. Lave bem a couve flor e separe em raminhos pequenos. Descasque a batata doce, corte em fatias finas. Tempere com sal. Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume, coloque a couve-flor e em lume brando deixe alourar um pouco. Vá agitando para não queimar. Reserve. Coloque agora na frigideira as fatias de batata doce. Quando começarem a mudar de cor, vire e deixe mais uns segundos. Retire e reserve.

Coloque a massa de pizza num tabuleiro, cubra com o molho de tomate. Espalhe de forma uniforme sobre o molho a batata doce, a couve flor, o ovo e o milho doce. Polvilhe com orégãos e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno cerca de 15 minutos a 200º.