6 de fevereiro de 2014

Rojões no Forno com Batatas Douradas e Arroz no Forno

Ingredientes (4 pessoas):
1 kg de rojões
2 dl azeite
1 colher de café de alho em pó
2 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta preta
2 colheres de chá de colorau com louro
1 cerveja (33cl)
500 gr. batatas pequenas
1 cebola cortada em fatias

3 colheres de sopa de óleo
1 cebola bem picada
1/2 cubo de caldo de frango
1 colher de chá de sal
1 caneca de arroz agulha
2 + 1/2 canecas de água ferver

Comece por marinar os rojões com antecedência (algumas horas). Numa bacia, coloque os rojões, o azeite, o sal, a pimenta, o alho, o colorau e o louro. Envolva bem. Deixe marinar.
Descasque as batatas. Coloque uma frigideira em lume médio e coloque os rojões, caramelizando todos os lados. Coloque as batatas na marinada dos rojões e envolva bem. Retire os rojões para uma assadeira. Entretanto ligue o forno à temperatura de 200º. 
Coloque as batatas na frigideira e proceda da mesma forma, deixando cozinhar apenas até a batata estar caramelizada por todo. Coloque as batatas na assadeira em redor dos rojões.
Coloque  a cerveja na bacia da marinada e misture bem. Despeje na frigideira, junte a cebola em fatias e deixe levantar fervura. Cubra os rojões e as batatas com esta mistura e leve ao forno cerca de 1 hora.

Entretanto comece a preparar o arroz:
Num tacho que possa ir ao forno, coloque o óleo e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe dourar bem. Junte a cenoura, o cubo de caldo, a água e o sal. Deixe ferver um pouco e junte o arroz. Mexa com um garfo e coloque no forno junto com os rojões. O arroz deverá cozer em cerca de 40 minutos. Vá controlando a cozedura.




1 comentário:

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...